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 XIII Curso de Verão - Círculo de Saberes 2018

5 a 7 de julho de 2018​​​​​​
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Durante os dias 5 a 7 de Julho teve lugar o XIII Curso de Verão, Círculo de Saberes 2018, ESCALANDO O PÓDIO: A CONSTRUÇÃO DA EXCELÊNCIA ESCOLAR, promovido pelo Departamento de Ciências Sociais da Educação e pelo Centro de Investigação em Educação, do Instituto de Educação da Universidade do Minho. 

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A equipa docente constituída por: Almerindo J. Afonso, José A. Palhares, Leonor L. Torres, Licínio C. Lima, Virgínio Sá, com os oradores convidados: Maria Alice Nogueira (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil); Luísa Quaresma (Universidade Autónoma do Chile); António Neto-Mendes (Universidade de Aveiro); Andreia Gouveia (Universidade de Aveiro); Germano Borges (Universidade do Minho) e Álvaro Ribeiro (Universidade do Minho).

Como se constrói a excelência na escola pública? Aparentemente simples, esta interrogação interpela a raiz da educação escolar, abrindo o debate às diversas dimensões que estruturam o atual sistema educativo.
A expansão de políticas educativas de feição gerencialista colocou na ordem do dia o tema da excelência, não deixando indiferentes os estudantes, as famílias, os meios de comunicação social e as instituições sociais em geral.
Em particular nas escolas de ensino público, o enfoque crescente na produção de resultados arrastou consigo novas dinâmicas de gestão e liderança ao serviço da (suposta) “qualidade” e da eficácia escolar.

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O Curso de Verão propiciou a partilha de experiências e o debate de resultados de pesquisa sobre a problemática da meritocracia e da excelência escolar, tendo em vista reforçar a reflexividade e o conhecimento sobre o tema. Utilizando a metáfora da escalada para ilustrar o modo como se constrói a excelência e como se atinge o lugar cimeiro (pódio), propõe-se uma abordagem em torno de quatro etapas fundamentais:
i) Aclimatização à cultura escolar;
ii) Traçar o trilho e prender as cordas (socialização na cultura performativa);
iii) Resistência e gestão do tempo e do esforço;
iv) Transição para o ensino superior. A incursão pelas várias facetas da excelência escolar contempla, inicialmente, uma conferência sobre a relevância do “capital cultural” e um debate em torno da democratização e da performatividade nas sociedades contemporâneas e, no final, uma discussão sobre a cultura meritocrática no panorama internacional, em contraponto com outras alternativas no quadro de uma escola democrática.
O curso encerrou com o visionamento de um filme sobre a educação contemporânea e um debate comentado por um investigador.

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Esta iniciativa foi particularmente dirigida a diretores, gestores intermédios, professores e educadores de escolas e/ou agrupamentos de escolas, técnicos de educação e animadores socioculturais, pais e encarregados de educação, dirigentes e técnicos de: autarquias, centros de formação profissional, associações de educação e desenvolvimento local, instituições de solidariedade social, bibliotecas, museus e outros equipamentos culturais, municipais, sindicatos de professores e outras instituições educativas.

Conferência de abertura "O conceito de 'capital cultura​l' ainda é relevante para a compreensão da excelência escolar na contemporaneidade", por Maria Alice Nogueira, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil).

Organização:
Cristina Fernandes - calexandra@ie.uminho.pt
Daniela Silva - dsilva@ie.uminho.pt
Fátima Antunes - ​fantunes@ie.uminho.pt


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