Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares Voltar

10/09/2018 - 12/09/2018    Instituto de Educação - Universidade de Lisboa
Decisões Curriculares: Ensinar e Aprender na Escola e na Sociedade,
é este ano o tema do IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro De Questões Curriculares (com o qual simultaneamente se concretiza o IX Colóquio Luso-Brasileiro De Currículo e o XIII Colóquio Sobre Questões Curriculares) e que terá lugar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa nos dias 10, 11 e 12 de setembro de 2018 em Lisboa, Portugal. Submissão de comunicações até 4 de maio 2018.
O Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares emergiu do interesse de investigadores da área dos estudos curriculares de Portugal, Brasil e de outros países lusófonos africanos, em criar um espaço de reflexão, discussão e troca de experiências, precisamente entre países de Língua Portuguesa.

Datas importantes
Informam-se todos os interessados que está aberta a chamada de trabalhos para o IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, subordinado, este ano, ao tema: Decisões Curriculares: Ensinar e Aprender na Escola e na Sociedade.
A apresentação de propostas decorrerá até ao dia 4 de maio de 2018.
Outras datas importantes a reter:
Submissão de Resumos até 04 de maio
Divulgação dos Resumos aceites pela Comissão Científica até 30 de maio
Pedido de recursos entre 06 a 08 de junho
Retorno dos recursos até 15 de junho
Pagamento e inscrição de autores até 30 de Junho
Submissão do texto final até 30 de setembro

As tomadas de decisão, o seu sentido e natureza, estão no cerne da construção do currículo e, nos tempos atuais, os decisores defrontam-se com a necessidade de interpelar o conceito de “escola”, repensar o que nela se aprende e ensina e considerar a diluição de fronteiras entre aprendizagens formais, não formais e informais.

Questionar o que se ensina tem sentido em qualquer momento histórico, porque os valores e os fins associados à educação mudam ao longo do tempo; o que se ensina atualmente visa levar os estudantes não só a aprender conhecimentos, mas também a aprender a estar, aprender a ser e aprender a viver com os outros, segundo a agenda ambiciosa da UNESCO. Os múltiplos atores (autoridades educativas nacionais, regionais e locais; especialistas em educação; órgãos de gestão das escolas; professores e, em alguns casos, também os alunos e as comunidades educativas) devem situar-se nesta agenda e são corresponsáveis pelas tomadas de decisão no âmbito do currículo, segundo formas de comprometimento de geometria variável consoante o tempo e o lugar.

Debater o estado atual das teorizações curriculares que vão sendo propostas é também tentar perceber até que ponto e com que grau de consistência as mesmas estão a ser capazes de atribuir sentido às mudanças em curso nos processos de decisão curricular e de perspetivar formas de evolução desejável.
O tema que se propõe, as decisões curriculares, embora presuma um enfoque dominante para o colóquio, não restringe à partida as problemáticas que poderão ser trabalhadas no enquadramento dos eixos temáticos apresentados.

Tendo como referência os eixos temáticos do Colóquio, convidam-se os/as interessados/as das várias comunidades científicas que trabalham as questões curriculares a submeter propostas de comunicação, na forma de Comunicações singulares ou organizadas em Simpósios, com o objetivo de estabelecer um diálogo enriquecedor entre os investigadores/as, estudantes e profissionais da educação que se situam no universo do currículo.

Os trabalhos serão organizados em torno dos seguintes Eixos Temáticos:
1. Políticas educativas e curriculares
2. Currículo nacional e currículo local
3. Currículo e diversidade cultural
4. Currículo e ética
5. Currículo e conhecimento
6. Currículo e disciplinas
7. Currículo, TIC e mudanças nas conceções de aprendizagem
8. Diferenciação pedagógica
9. Avaliação e tomada de decisões curriculares
10. Currículos na educação superior e na formação de jovens e adultos
11. Currículos e formações profissionais
12. Currículo e relação pedagógica
13. Currículo, organização das escolas e gestão pedagógica
14. Papel dos professores na reconfiguração do currículo
15. Formação inicial dos professores como atores curriculares
16. Formação contínua de professores e inovação curricular
Email : coloquiocurriculo@ie.ulisboa.pt
​​​​​​​​   Flyer
logo