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IV Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos da Criança Voltar

22/08/2018 - 25/08/2018    Goiás, Brasil
A IV edição do Simpósio Luso Brasileiro de Estudos da Criança decorre na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Brasil, de 22 a 25 de agosto de 2018. Comissão organizadora: Manuel Jacinto Sarmento, Natália Fernandes (IE-UMinho) e Leni Vieira Dorneles (UFGRS).
O IV Simpósio pretende ser um marco na luta pelos direitos das crianças portuguesas e brasileiras. Ao término do evento espera-se que seja produzido uma moção no que se refere às principais reflexões que permitam aos governantes dos dois países se atentarem para aquilo que evoca o tema desta edição. Seja na definição, construção ou implementação de políticas públicas, o IV Simpósio pretende convergir estudos, vozes e propostas na garantia de direitos às crianças. O Simpósio Luso-Brasileiro das Crianças busca trazer o protagonismo das crianças no que se refere a seus direitos.

Eixos Temáticos

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A organização do IV Simpósio Luso-Brasileiro e I Simpósio Luso-Brasileiro das Crianças contemplam eixos temáticos que se estabelecem no diálogo entre temáticas que se apresentam dicotômicas, mas que aqui serão pontes de diálogo e de articulação entre áreas e com o conhecimento das crianças. Em cada eixo, organizar-se-ão sessões temáticas que darão corpo ao seu conteúdo.

Eixo 1: Corpo e Cultura – Integram o eixo, temáticas como saberes e conhecimento; artes e expressões; emoções; territórios e mobilidades; migrações; gênero e sexualidade; corpo e corporalidade. O sentido do eixo consiste no conhecimento da infância, explorando as possibilidades da pesquisa na compreensão dos modos como as crianças se expressam em suas relações sociais, no espaço e no tempo, no seu crescimento, em sua corporalidade, na sua inserção como sujeito de e na cultura, na subjetividade, no consumo e no uso das mídias e tecnologias.


Eixo 2: Idades e Diversidades - Integram o eixo, temáticas como: brincadeiras e ludicidade; famílias e comunidades; intergeracionalidade; interculturalidade. O eixo estabelece a ruptura com as dicotomias entre ser/tornar-se e criança/adulto, procurando compreender as relações inter e intrageracionais na diversidade das condições hitórico sociais, geográficas, étnicas e raciais em que as crianças brincam, estudam, se relacionam umas com as outras, com os pais, com os vizinhos, com os outros.
Eixo 3: Instituições e Cotidianos – Integram o eixo, temáticas como: educação formal e não formal; direitos, política e justiça; contextos de acolhimento. O eixo visa interrogar os processos institucionais e as formas de vida cotidiana das crianças, rompendo com a dicotomia entre estrutura e ação e procurando integrar os modos instituintes com que as crianças, nas mais diversas condições e circunstâncias, constroem as suas vidas.

Eixo 4: Políticas Públicas e Participação: Integram o eixo, temáticas como: construção, implementação ou avaliação de políticas públicas para a infância; proposição de políticas intersetoriais; pesquisas e estudos sobre políticas de educação, assistência, saúde, lazer e cultura para a infância; experiências de protagonismos, escuta e participação infantil; etc. O eixo visa socializar estudos e políticas que atentem para a garantia dos direitos de provisão, proteção e participação infantil.

Programação
http://sites.pucgoias.edu.br/eventos/estudosdacrianca/programacao/


​​​​​​​​   Programa.pdf
aimga