A organização do IV Simpósio
Luso-Brasileiro e I Simpósio Luso-Brasileiro das Crianças contemplam
eixos temáticos que se estabelecem no diálogo entre temáticas que se
apresentam dicotômicas, mas que aqui serão pontes de diálogo e de
articulação entre áreas e com o conhecimento das crianças. Em cada eixo,
organizar-se-ão sessões temáticas que darão corpo ao seu conteúdo.
Eixo 1: Corpo e Cultura –
Integram o eixo, temáticas como saberes e conhecimento; artes e
expressões; emoções; territórios e mobilidades; migrações; gênero e
sexualidade; corpo e corporalidade. O sentido do eixo consiste no
conhecimento da infância, explorando as possibilidades da pesquisa na
compreensão dos modos como as crianças se expressam em suas relações
sociais, no espaço e no tempo, no seu crescimento, em sua corporalidade,
na sua inserção como sujeito de e na cultura, na subjetividade, no consumo e no uso das mídias e tecnologias.
Eixo 2: Idades e Diversidades -
Integram o eixo, temáticas como: brincadeiras e ludicidade; famílias e
comunidades; intergeracionalidade; interculturalidade. O eixo estabelece
a ruptura com as dicotomias entre ser/tornar-se e criança/adulto,
procurando compreender as relações inter e intrageracionais na
diversidade das condições hitórico sociais, geográficas, étnicas e
raciais em que as crianças brincam, estudam, se relacionam umas com as
outras, com os pais, com os vizinhos, com os outros.
Eixo 3: Instituições e Cotidianos – Integram
o eixo, temáticas como: educação formal e não formal; direitos,
política e justiça; contextos de acolhimento. O eixo visa interrogar os
processos institucionais e as formas de vida cotidiana das crianças,
rompendo com a dicotomia entre estrutura e ação e procurando integrar os
modos instituintes com que as crianças, nas mais diversas condições e
circunstâncias, constroem as suas vidas.
Eixo 4: Políticas Públicas e Participação:
Integram o eixo, temáticas como: construção, implementação ou avaliação
de políticas públicas para a infância; proposição de políticas
intersetoriais; pesquisas e estudos sobre políticas de educação,
assistência, saúde, lazer e cultura para a infância; experiências de
protagonismos, escuta e participação infantil; etc. O eixo visa
socializar estudos e políticas que atentem para a garantia dos direitos
de provisão, proteção e participação infantil.
Programação
http://sites.pucgoias.edu.br/eventos/estudosdacrianca/programacao/