No âmbito do 42º aniversário da Universidade do Minho, que se comemorou no passado dia 17 de fevereiro, o Jantar-Conferência Alumni juntou mais de 150 antigos alunos no Largo do Paço, em Braga​​. 


 


O evento teve início pelas 18h30 com uma Receção e um Cocktail de boas-vindas no Salão Nobre. Os alumni foram depois encaminhados para o Salão Medieval onde, já sentados nas mesas de jantar, assistiram a um Recital de Sara Braga Simões​, soprano e alumna de Ciências da Comunicação da UMinho, acompanhada por Rui Martins ao piano.​


Depois do momento musical, realizou-se a Conferência, moderada pelo jornalista do Observador, Edgar Caetano,​ a cargo do Professor Gene Grossman​, economista de reputação mundial e docente na Universidade de Princeton (EUA) que incidiu no tema “The New Globalization: From Trading Goods to Trading Tasks”. Logo após a palestra, e uma vez que o tema abordado é uma das suas especializações, o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, fez também uma intervenção. 

Após o jantar, o reitor António M. Cunha,  ​fez um pequeno discurso tendo o "Futuro da UMinho" como mote. O evento foi finalizado com um concerto da Big Band do Departamento de Música, conduzida pelo Maestro Vasco Faria e com Isabel Ventura como vocalista.

Com esta iniciativa, a UMinho pretendeu consolidar o espaço de debate com os seus antigos alunos, refletindo sobre alguns dos principais desafios que se colocam à sociedade e sobre os desígnios da própria Universidade. Procurou-se ainda difundir os trajetos profissionais e de vida dos membros desta comunidade, sinalizando exemplos e favorecendo o networking, nomeadamente entre aqueles de diferentes gerações e áreas do conhecimento.

​​​​​