Empresa criada, em 2005, por Nuno Pinto Bastos, Cristiano Guimarães, Manuel Fernandes e André Costa, quatro licenciados em Administração Pública da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. 

Aquela que foi umas das primeiras spin-offs da academia minhota, e também a primeira a obter o estatuto PME Excelência, é constituída por duas empresas,  a EDIT VALUE® Consultoria Empresarial e a EDIT VALUE® Formação Empresarial, cobrindo três grandes áreas: gestão financeira, gestão estratégica e gestão de recursos humanos.  

Em entrevista à NÓS Alumni, Nuno Pinto Bastos, CEO da EDIT VALUE®, faz um balanço dos últimos 10 anos, fala da forte ligação com a UMinho e, ainda, de projetos futuros.

Fale-me sobre o início da EDIT VALUE®? Quem são os seus fundadores e como surgiu a ideia e a oportunidade?
A EDIT VALUE® Consultoria Empresarial, formalmente constituída em finais de 2005, surgiu da iniciativa de quatro jovens licenciados em Administração Pública pela Universidade do Minho: Cristiano Guimarães, Manuel Fernandes, André Costa e eu próprio. O espírito empreendedor que nos caracteriza começou a manifestar-se muito cedo, ainda durante os nossos estudos. Paralelamente ao curso que estávamos a frequentar, tivemos oportunidade de desenvolver um percurso extracurricular muito enriquecedor que, para além de complementar a nossa formação enquanto pessoas e enquanto futuros profissionais, permitiu que nos conhecêssemos verdadeiramente em contextos de alguma responsabilidade e que desenvolvêssemos competências e dinâmicas de trabalho em conjunto. Quando concluímos a licenciatura, foi só associar a vontade de criar um projeto inovador ao setor dos serviços em que pretendíamos atuar e assim nasceu uma empresa de consultoria dedicada ao apoio à gestão.

  Manuel Fernandes,​ Cristiano Guimarães, Nuno Pinto Bastos e André Costa

Quais eram as expectativas nessa altura?
Enquanto fundadores da empresa, partilhávamos de uma visão comum no que respeita à criação de um serviço inovador no apoio à gestão das Pequenas e Médias Empresas (PME). Não queríamos ser mais uma empresa no mercado mas, para isso, teríamos de estabelecer a diferença oferecendo a este segmento de mercado um serviço de maior valor acrescentado. Para tornar isso possível, mergulhámos numa reflexão profunda e exaustiva que teve lugar nos seis meses que antecederam a constituição da empresa, onde trabalhámos todos intensamente para estudarmos o mercado, estruturarmos a nossa proposta de valor e desenvolvermos um modelo de negócio consistente. Neste processo de desenvolvimento do nosso Plano de Negócios, foram também muito importantes os contributos, as opiniões e os conselhos que fomos recolhendo da nossa rede de contactos. Todo este processo foi feito de forma muito sustentada, com as ideias consolidadas e devidamente amadurecidas para colocarmos o nosso proje​​to empresarial no mercado, numa altura em que a economia evidenciava sinais de estagnação.
Analisando estes 10 anos da EDIT VALUE® Consultoria Empresarial, verificamos que as expectativas foram cumpridas e que conseguimos transformar as ameaças em oportunidades. O nosso foco está sempre virado para as atividades que geram valor para os nossos clientes. Isso implica estarmos constantemente disponíveis para a mudança, para a inovação e para a melhoria contínua. Temos consciência que oferecemos um serviço de apoio à gestão de grande mais-valia para os empresários com quem nos relacionamos e que conseguimos, de forma muito pragmática, proporcionar ao target das PME serviços e conhecimentos que só estavam ao alcance das Grandes Empresas.
Este trajeto só se consegue com um investimento contínuo em conhecimento e em tecnologia, pelo que consideramos que a nossa inovação está patente em vários domínios: organizacional, de marketing e, fundamentalmente, ao nível do processo e do produto. Por este motivo, a EDIT VALUE® Consultoria Empresarial é, desde a sua génese, um spin-off académico da Universidade do Minho, até agora o único proveniente da Escola de Economia e Gestão. Não é por acaso que registámos no INPI o slogan “Transformamos Conhecimento em Valor®”, é porque nos identificamos com ele a 100%.

Que diferença fez esta instituição de ensino no vosso percurso profissional?
A Universidade do Minho foi a nossa melhor escolha para estudar. Permitiu-nos aceder a uma formação de excelência (Administração Pública foi dos primeiros cursos ministrados por esta instituição de ensino e foi pioneiro em Portugal) e, ao mesmo tempo, proporcionou-nos as condições para desenvolvermos a nossa criatividade e outras competências através de um sem número de projetos em que estivemos envolvidos. Na maior parte deles participámos os quatro e estavam relacionados com o associativismo estudantil e/ou juvenil, como são disso exemplo as nossas passagens pelo Centro de Estudos de Administração Pública e pela Associação Académica da Universidade do Minho. Os conhecimentos adquiridos nesta instituição de ensino superior público foram bastante importantes para a nossa entrada no mercado de trabalho, pela experiência associativa que nos proporcionou, pela rede de contactos que nos permitiu estabelecer e, fundamentalmente, pelo enriquecimento pessoal e profissional que nos concedeu. 

Quais são os principais serviços prestados pela EDIT VALUE®?
A EDIT VALUE® é hoje um grupo formado por duas empresas: a EDIT VALUE® Consultoria Empresarial; e, a EDIT VALUE® Formação Empresarial. Esta última é resultante da aquisição em 2013 de parte de uma empresa que já existia no mercado e que nós reconvertemos para o nosso modelo de negócio num processo que desenvolvemos em conjunto com a Sandra Araújo (uma das sócias fundadoras dessa empresa e que hoje é a nossa única sócia neste “novo” projeto empresarial). 
Com estas duas empresas, os serviços da EDIT VALUE® passaram a cobrir três grandes áreas de competência: a Gestão Financeira; a Gestão Estratégica; e, a Gestão de Recursos Humanos. Sempre numa ótica de valor acrescentado e de apoio à gestão, a EDIT VALUE® oferece vários serviços com caráter permanente que se revelam distintivos pela relação de longo-prazo que permitem estabelecer com as entidades privadas e/ou públicas que são nossas clientes. 
De entre as várias soluções de gestão que dispomos, destacamos as seguintes: Assessoria Fiscal, Estudos de Viabilidade e Consultoria Contabilística (Gestão Financeira); Planos de Negócio e Marketing, Estudos Estratégicos e Benchmarking e Sistemas de Incentivo nacionais e europeus (Gestão Estratégica); Recrutamento e Seleção, Avaliação de Desempenho, Avaliação do Clima Organizacional e Soluções Integradas de Recursos Humanos (Gestão de Recursos Humanos); Formação Indoor, Formação Contínua, Gestão Integrada do Ciclo de Formação e Teambuilding (enquanto entidade formadora acreditada pela DGERT). 

Fale-me sobre os vossos projetos de I&D.
Dada a importância que reconhecemos à Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI), o organigrama da empresa contempla um Departamento de IDI e um Núcleo Científico. Desde 2010, a EDIT VALUE® tem estado envolvida em vários projetos internacionais de I&D: “ENTRExplorer - Serious Game for Immersive Entrepreneurs”; “YEU - Young Enterprise and Unemployment”; “dualTRAIN - Building a Sustainable Approach to the Dual Vocational Training System in Portugal, Spain and Germany” (em curso); e, mais recentemente, “Learn2Work - Adapt Production Schools Model to Attract Learners into Footwear Careers” (em curso).
Em 2016, daremos início a um projeto de IDT em parceria com a Universidade do Minho e com a Keep Solutions (outra empresa spin-off da Universidade do Minho). Pretendemos desenvolver ferramentas de apoio à gestão de grande utilidade prática. Nos tempos que correm, é imprescindível que um empresário tenha acesso facilitado à informação crítica para o seu negócio. Só assim pode tomar decisões fundamentadas. Nós queremos continuar a proporcionar isso aos nossos clientes e, se tudo correr como previsto, vamos ter uma importante palavra a dizer nesta matéria num futuro muito próximo.

O know-how da vossa equipa de trabalho é certamente um fator crucial para o bom desempenho do grupo. Quantos são os vossos colaboradores? Existe uma predominância de diplomados da UMinho?
A equipa da EDIT VALUE® é jovem, multidisciplinar e composta atualmente por 15 elementos licenciados e/ou mestres, na sua grande maioria, pela Universidade do Minho. Não nos restringimos apenas a elementos oriundos da Universidade do Minho, mas reconhecemos-lhe a qualidade e excelência tanto do ensino como da investigação científica que realiza.
Valorizamos muito o conhecimento e, por isso, para além da formação contínua que proporcionamos aos nossos quadros técnicos, incentivamos cada elemento a prosseguir os seus estudos superiores, de modo a obter um maior grau de especialização. Atualmente, os consultores da EDIT VALUE® demonstram sólidas competências ao nível financeiro, estratégia, fiscalidade, marketing, inovação e recursos humanos.
O capital humano é o ativo mais importante da EDIT VALUE® e sem os excelentes profissionais que felizmente encontrámos desde a primeira hora, não seria possível o crescimento e o desenvolvimento que temos vindo a alcançar. Juntos somos EDIT VALUE®, todos sabemos disso.

Comemoraram, recentemente, 10 anos de existência. Que balanço faz do vosso percurso?
Nestes 10 anos, pudemos testemunhar a afirmação da marca EDIT VALUE® na região Norte litoral e, com ela, o crescimento e a consolidação de um modelo de negócio com uma identidade muito própria. Constatamos que o percurso até aqui realizado é todo ele bastante positivo, principalmente porque foi feito de forma sustentada, passo-a-passo e com uma visão muito clara do futuro. 
Somos certificados pela norma de qualidade ISO 9001 e já recebemos vários reconhecimentos públicos, como são disso exemplo as distinções como “PME Líder” e “PME Excelência”. O feedback que temos recolhido por parte dos clientes é bastante positivo e encorajador. A nossa carteira de clientes tem aumentado ao longo dos anos, sem que façamos grandes apostas em termos comerciais ou de marketing.
A nossa equipa demonstra um vasto know-how e um excelente desempenho, que em muito contribuíram para o sucesso e para os resultados alcançados. Foram 10 anos muito gratificantes para todos os elementos da EDIT VALUE®.

Próximos desafios para a EDIT VALUE®?
A EDIT VALUE® pretende dar continuidade à dinâmica que a caracteriza, mantendo o seu foco no valor acrescentado, na inovação e no conhecimento. As nossas apostas continuarão a ser feitas numa perspetiva de médio/longo prazo. 
Percebemos que estamos prestes a dar início a um novo ciclo, pelo que temos estado a concluir o nosso plano estratégico para os próximos anos. Nesta fase, não podemos desvendar tudo aquilo que temos em mente, mas adiantamos que o futuro implicará uma presença mais notada da EDIT VALUE® no território nacional.

Tem orgulho em ser alumnus da UMinho?
Muito. E será para sempre! Trago essa camisola vestida desde que ingressei na Universidade do Minho. Muitas são as vezes em que refiro que os antigos alunos são os seus embaixadores mais autênticos, que lhe concedem a verdadeira expressão e dimensão enquanto Universidade de referência internacional que é.

* Artigo da rubrica Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo da News​​letter Nós Alumni, desenvolvido em parceria com a TecMinho ​​

TecMinho_logoB.jpg