[Esta entrevista foi publicada a 11/06/2015]​​

Fundada por Rui Dias Ferreira, a VORTAL é uma empresa portuguesa de tecnologias de informação, líder em plataformas eletrónicas de contratação pública e empresarial.  Através das suas plataformas, sistema alternativo ao modelo clássico de contratação, a VORTAL permite ligar um maior número de empresas que compram e vendem, formando uma comunidade que, de forma  mais simples e célere, consegue fazer negócios entre si. Com quinze anos de existência, a empresa está já presente em sete países e garante 25% da sua faturação com os mercados internacionais. Em entrevista à Nós Alumni, Rui Dias Ferreira, faz um balanço da evolução da empresa, fala sobre os seus planos de internacionalização e também da sua ligação à academia minhota. ​

Como surgiu a VORTAL?

A VORTAL nasceu no ano 2000 pelas mãos das 20 maiores construtoras nacionais com o propósito de criar uma plataforma de comércio eletrónico para o setor da construção e obras públicas. 
O objetivo era disponibilizar um emarketplace, assente na cloud, onde compradores e fornecedores pudessem fazer negócios entre si. Desta forma pela primeira vez em Portugal este setor, que estava muito fragmentado, passou a agregar num único local as suas necessidades de compra.
As vantagens foram rapidamente percebidas passando este a ser um meio preferencial para a aquisição de bens e serviços junto de uma vasta rede de empresas categorizadas por setor de atividade. 
O crescimento que este mercado da construção foi tendo motivou a criação de outros verticais, como por exemplo o VORTALgov, para o setor das compras públicas, o VORTALhealth para o setor da saúde e o VORTALcorporate para as compras empresariais e desta forma a VORTAL foi crescendo.
Hoje a VORTAL tem uma oferta que serve os principais setores da economia nacional e internacional, ligando em rede 120.000 empresas com utilizadores em 40 países.

Quais eram as suas expectativas nessa altura?

As expetativas que tínhamos em 2000 estão em parte em concordância com as que temos hoje. Desde a nossa fundação que tínhamos como objetivo ser líderes nos mercados onde operamos, ajudando os compradores a melhorar o seu processo de compra e os fornecedores a ter acesso a mais oportunidades de negócio.

O que distingue a VORTAL de outras gestoras de plataformas eletrónicas? 

A VORTAL tem uma plataforma completamente adaptada às reais necessidades do mercado, a qual pode ser rapidamente customizada a novas geografias e foi considerada pela Gartner Group com uma das 3 melhores plataformas do mundo.
A tecnologia que integra esta plataforma permite inclusivamente uma rápida adaptação à legislação e fluxos de compras de novos clientes.
Para além da componente tecnológica, a VORTAL um grande ponto diferenciador que são diversos serviços de valor acrescentado para quem está na plataforma para vender mais.
A VORTAL é uma multinacional presente já em 7 mercados internacionais, o que nos dá uma perspetiva completamente diferente dos nossos concorrentes em Portugal.
Temos ainda um conjunto de serviços complementares que veem dar resposta à gestão dos negócios das empresas utilizadoras, como por exemplo módulos de business intelligence, catálogos, leilões os quais se ajustam à realidade e necessidade de cada empresa.

Atualmente a empresa está presente em sete países e garante 25% da sua faturação com os mercados internacionais. Na altura em que fundou a empresa, já ambicionavam esta internacionalização?

A internacionalização foi desde cedo uma das ambições da VORTAL, a qual se concretizou 3 anos depois da constituição da empresa com a abertura de um escritório na Galiza.
Desde essa altura que a nossa cultura internacional se foi cimentando, tendo a VORTAL adaptado a sua equipa e todos os processos decorrentes da sua atividade para acolher os desafios internacionais.
Um dos melhores exemplos foi a adoção do inglês como língua oficial da empresa. 
Com esta mudança a empresa deu um passo fulcral para o início da operação internacional.
Os 25% de faturação que temos hoje no terreno externo são decorrentes desta aposta que fomos fazendo, que se traduz também em importantes reconhecimentos por parte das principais analistas de TI, as quais posicionam a tecnologia e a plataforma da VORTAL como uma solução de referência a nível mundial.  

Existem novas diretivas europeias de compras públicas que promovem a adoção obrigatória de plataformas eletrónicas por todos os estados membros até 2016. O que é isso pode representar para a VORTAL?

As novas diretivas europeias de compras públicas representam uma excelente oportunidade para a VORTAL conquistar maior quota de mercado internacional, essencialmente por via do know-how que já detém, desde 2004, na gestão de uma plataforma dirigida ao setor público.
A obrigatoriedade de utilização de plataformas eletrónicas de compras, por parte das entidades públicas europeias, e a adoção que também se verifica noutras paragens nomeadamente na América Latina vai catapultar a VORTAL para tentar a liderança mundial.

A VORTAL venceu, recentemente, o Prémio Produto Inovação COTEC-NORS 2014. Qual é o valor, para a empresa, deste e de outros reconhecimentos que a VORTAL tem tido?

Este prémio é para a VORTAL um enorme reconhecimento da qualidade e do valor que a plataforma VORTALnext> entrega ao mercado.
Sendo este prémio atribuído pela principal associação nacional de apoio à inovação, a COTEC, é para nós um motivo adicional de orgulho no trabalho que ao longo destes 15 anos temos vindo a desenvolver.  
A VORTAL fez ao longo dos últimos anos um investimento muito forte em inovação, com registo de patentes, marcas e com uma aposta significativa em tecnologia, pessoas e infraestruturas. Ter recebido esta distinção de produto inovação foi gratificante para a VORTAL e para todos os que a integram.
Foi por via desta plataforma que a VORTAL se posicionou com um dos 3 principais players internacionais no fornecimento de soluções de compras eletrónicas.

A empresa conta com uma equipa de mais de 120 funcionários distribuídos por escritórios em Lisboa, Porto, Madrid, Berlim e Praga. Quais as principais exigências envolvidas no recrutamento dos seus membros?

Os processos de recrutamento da VORTAL são muito exigentes de forma a garantir a atração dos melhores talentos no mercado e seleção dos perfis que mais se enquadram na nossa organização. 
O investimento num processo de recrutamento consolidado e rigoroso tem em vista a aposta na formação e crescimento do novo colaborador, com perspetivas de continuidade dentro da organização. Recorremos a parcerias com as melhores universidades nacionais e internacionais, recrutando os alunos que demonstraram resultados excecionais no seu percurso académico e que são referenciados por professores reconhecidos na sua área de especialidade. Trabalhamos também com parceiros na área do Recrutamento e Seleção/ Head Hunting, garantindo que são identificados os melhores profissionais no mercado (nacional e internacional). 
As diversas fases do processo de recrutamento contemplam a validação das skills técnicas dos candidatos através da realização de testes, das skills comportamentais em entrevista de grupo e/ou individual, assim como a recolha de referências dos mesmos (em linha com o que prevê a nossa certificação de Segurança de Informação, ISO 27001). 
Em fase de entrevistas, não nos limitamos a conhecer os candidatos mas damo-nos a conhecer, informando-os sobre a nossa missão, posicionamento no mercado, valores e cultura. Neste âmbito, apresentamos aos candidatos o nosso plano de carreiras, cuja caracterização é muito clara e objetiva, bem como as oportunidades de formação que providenciamos a todos os colaboradores da VORTAL.

Quando decidiu ingressar no ensino superior, o que o motivou a escolher a Universidade do Minho e a licenciatura em Engenharia Civil?

A motivação prende-se com as componentes de gestão industrial que a escola de engenharia da UMinho tinha e tem e que as universidades clássicas não tinham nos anos 80.

Mantem algum tipo de relação com a UMinho?

A maioria dos nossos técnicos sediados no Laboratório de Inovação, no Porto é oriunda da UMinho. Colaboramos com diversos professores 

Que memórias guarda da sua passagem por esta academia?

Excelentes Professores, grande proximidade de toda a comunidade Cidade-Universidade.

O que representa para si ser Alumnus da UMinho?
Um orgulho.

Que balanço faz da evolução da VORTAL desde 2000?

A VORTAL tem apresentado desde a sua fundação um crescimento que na maioria dos anos foi acima dos dois dígitos. 
É atual líder no mercado Ibérico e no terreno internacional tem em curso importantes projetos na América Latina, de onde se destaca a Colômbia e República Dominica.  
No final de 2014 iniciou atividade na Alemanha e já em início deste ano no México e Noruega. Ao longo de 15 anos de atividade tem crescido e sabido tirar partido das melhores condições de mercado, sejam elas nacionais ou internacionais.

Quais os próximos passos para a VORTAL?

Os próximos passos estão orientados para o reforço da internacionalização. A VORTAL vai manter a aposta no exterior, tentando por um lado tirar partido das oportunidades que a nova legislação europeia da contratação pública veio criar e por outro apostar nos mercados recentemente conquistados de que é exemplo a América Latina. 

* Artigo da rubrica Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo da News​​letter Nós Alumni, desenvolvido em parceria com a TecMinho ​​

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