As atividades propostas variam entre a arquitetura, ciências, direito, ciências sociais, economia e gestão, ciências da saúde, educação, engenharia, letras e ciências humanas, psicologia e rádio, abrangendo diferentes áreas do conhecimento.  ​​As iniciativas decorrem de 27 a 31 de julho nos campi de Braga e Guimarães.

Estão disponíveis 500 vagas para as 25 turmas constituídas, designadamente nas seguintes atividades: Workshop de Fabrico Digital; FisicUM no Verão; Isto é Matemática; QSI: Química sob Investigação; Experimenta as Ciências Sociais!; Braga nos Arquivos da Terra – Ler e Pensar História; GPS | Geografia Plena de Surpresas; Verão.com; Uma Viagem ao Mundo Jurídico; Portugal Político no Século XXI; Radical Digital para Jovens de Elevado Potencial; À descoberta da Enfermagem; Biotecnologia e Bioengenharia Industrial; Computação sem Fronteiras; Engenharia e os Novos Materiais; Os Modelos Experimentais na Investigação das Ciências da Saúde; Oficina da Escrita Chinesa; Workshop de Artes Populares; Films in the English Department; Café Teatro; O Francês no teu Futuro; O Espelho; Filosofia do smartphone. Filosofia onde e para quem?!; Escola de Psicologia; Escola de Rádio.
 
Em todas as atividades, os futuros universitários serão acompanhados por professores, investigadores e alunos da UMinho, descobrindo as particularidades das diferentes áreas do conhecimento. Os participantes terão ainda a oportunidade de conhecer as cidades de Braga e Guimarães, conviver com colegas de diferentes regiões geográficas e aprender, enquanto se divertem, a experimentar as várias ações científicas, culturais e desportivas. 

Mais informações: www.veraonocampus.uminho.pt