Fundada em 1990, a TecMinho é uma das mais antigas estruturas de interface Universidade-Sociedade em Portugal. Nasce de uma iniciativa conjunta entre a Universidade do Minho e a Associação de Municípios do Vale do Ave visando a valorização e transferência de conhecimento do meio académico para o tecido empresarial e demais atores económicos e sociais, contribuindo, assim, para o desenvolvimento das suas competências, inovação e empreendedorismo.​

 “Como estrutura de interface da Universidade do Minho, a TecMinho absorveu, desde sempre, o seu espirito de modernidade e de abertura ao exterior, assumindo-se como um parceiro estratégico da universidade na ligação entre o conhecimento científico produzido e a sua transferência para o contexto regional, nacional e transnacional. Sempre teve, assim, uma forte presença e implementação junto do tecido empresarial, quer em termos de tecnologia e inovação, quer ao nível do desenvolvimento dos seus recursos humanos, facilitando a necessária adaptação das empresas às mudanças organizacionais e às contantes exigências em termos de competitividade”, conta Manuela Neves, Diretora do Departamento de Formação da TecMinho.​

As primeiras atividades da interface da Universidade do Minho foram muito centradas em projetos europeus transnacionais que visavam a partilha de conhecimento entre diversas instituições de ensino superior e empresas a nível europeu. “Estávamos no âmbito do primeiro quadro comunitário em que foi fomentada esta transnacionalidade de atividades ao nível científico e ao nível da formação contínua e da formação em geral”, relata Manuela Neves. 

O pressuposto que norteia a aposta da TecMinho na Formação Contínua é a sua convicção de que os recursos humanos são o fator decisivo do sucesso das organizações, sendo a origem da sua criatividade e inovação. Atualmente, o Departamento de Formação Contínua da TecMinho, direciona a sua atuação para a prestação de serviços de formação e consultoria para as organizações, visando sempre a produção de resultados. Manuela Neves acrescenta que “a formação é o suporte da transferência do conhecimento possibilitando que os indivíduos, de forma autónoma, se apropriem de novas ferramentas e competências e fomentem, assim, o desenvolvimento das suas próprias organizações, dando resposta aos desafios e às exigências que, em termos de competitividade, estão sujeitos no seu quotidiano”.

OFERTA EDUCATIVA E FORMADORES:

 “A TecMinho possuiu uma oferta formativa diversificada e orientada aos diferentes públicos a quem nos dirigimos, desde quadros médios e superiores, licenciados e não licenciados, funcionários da administração pública central e local, ativos de empresas, alunos finalistas das várias licenciaturas, bem como empresas que nos contactam para que a TecMinho implemente formação, internamente, para os seus colaboradores, ajustada às suas necessidades” conta a Diretora do Departamento de Formação. 

A TecMinho tem uma grande diversidade de públicos. Em termos estatísticos, no plano de formação não financiada de 2014, 80% dos formandos foram pessoas ativas, 18% desempregados, sendo que destes, 12% eram jovens recém-licenciados à procura do primeiro emprego, e os restantes 2% eram bolseiros de investigação. Em termos de habilitações académicas, 85% destes formandos possuíam habilitações de nível superior.

A interface da UMinho tem uma oferta formativa diferenciada e desenvolve cursos em função das necessidades que vai identificando através de diversas fontes de informação. Ao longo do ano, vai lançando cursos novos que dão resposta a muitas necessidades que as empresas e instituições sentem e que estão também muito articuladas com as prioridades definidas a nível nacional para a competitividade e inovação do tecido económico. Manuela Neves realça que “a TecMinho tem, no seu plano de formação, cursos alinhados com os domínios imateriais de competitividade definidos no âmbito do Portugal 2020 e do programa operacional de competitividade e internacionalização. Existe a preocupação e sensibilidade de articular a nossa oferta com os investimentos das empresas que, com frequência, não contemplam financiamento para formação sendo que esta lacuna pode ser colmatada recorrendo à oferta formativa da TecMinho que possui um vasto conjunto de cursos que permitem o desenvolvimento de competências necessárias para fazer face aos desafios da competitividade das empresas.”

Ainda em termos de formação para as empresas, a TecMinho tem recebido muitas solicitações para a implementação de intervenções formativas à medida das necessidades dos seus colaboradores. Em 2014, foram 50 o número de propostas solicitadas à TecMinho, sendo que como acrescenta a diretora do departamento de formação “Existem empresas que nos pedem para realizar um diagnóstico de necessidades e a TecMinho na sequência desse diagnóstico estrutura um plano de formação à medida dessa empresa, enquanto outras empresas nos solicitam propostas para cursos que já estão contemplados na nossa oferta formativa, disponibilizada no nosso site”.

A TecMinho tem uma vasta bolsa de formadores sendo o critério fundamental da sua seleção a formação científica, pedagógica e a experiência profissional, ou seja, o conhecimento da realidade empresarial e o domínio técnico da sua área. “Somos bastantes exigentes na seleção dos nossos formadores, quer em termos da competência pedagógica, como da experiencia técnico-científica e profissional”, conta Manuela Neves. 

PROJETOS DE EXPANSÃO:

Segundo a Diretora, “A TecMinho é uma estrutura bastante criativa, e como tal está sempre a inovar e a lançar novos serviços. Por exemplo, lançámos em 2014 um novo serviço que designámos por Clínica de Negócios e que tem como objetivo prestar apoio às pessoas e a empresas no sentido de as ajudar na resolução de alguns problemas ou na tomada de algumas decisões. Detetámos esta necessidade no âmbito da interação que temos com os nossos formandos”. 
Clinica d eneg.jpg 
A Clínica de Negócios funciona em moldes semelhantes ao de uma clínica de saúde, permitindo aos interessados a realização de uma ou mais consultas, com duração de uma hora, no âmbito da qual podem contar com um(a) especialista que o(a) apoiará no diagnóstico da situação e na definição de um posterior plano de ação. A Clínica conta para já, com 12 especialidades, no âmbito das quais intervêm 16 especialistas com formação e experiência profissional reconhecida, e que estão em condições de acrescentar valor ao processo de resolução de problemas e tomadas de decisão.

Uma outra valência que está a ser desenvolvida é o Serviço de Apoio à Carreira e Desenvolvimento Profissional que tem como finalidade apoiar os estudantes, recém-diplomados e os profissionais no processo de gestão e desenvolvimento da sua carreira. Manuela Neves explica que esta valência “assume-se como um instrumento de dinamização de empregabilidade, contribuindo para melhorar a transição para o mercado de trabalho e para o desenvolvimento profissional dos ex-alunos da universidade e outros profissionais. Como estrutura de interface que somos, obviamente que os ex-alunos são sempre o nosso público prioritário”.


Testemunho de participante NA FORMAÇÃO DE MARKETING DIGITAL 2 BUSINESS

A formação de Marketing Digital 2 Business tem-me ajudado pois já criei dois sites, sendo um deles uma loja online, permitindo-me ajudar duas amigas a expandir o seu negócio. Para além disto, o curso está a ser do meu agrado porque sempre fui fã das tecnologias. Poder criar sites e aprender novas ferramentas de tratamento de imagem e vídeos foi bastante gratificante. Criei ainda o meu CV com uma dessas ferramentas e uma carta de apresentação para enviar sempre que envio o meu CV a uma empresa. Para além disto, tenho um projeto em mente que pretendo por futuramente em prática, para o qual este curso será bastante relevante

Andreia Ribeiro
Formação de Marketing Digital 2 Business 

Testemunho de participante nos CURSOS dE "IMPLEMENTAÇão DE SISTEMAS DE GESTãO DA QUALIDADE" E "auditorias internas aos sistemas de gestão" ​

MX.jpg​​O meu nome é Mariana Xavier e sou Engenheira Biomédica (MSc em Engenharia Biomédica, Universidade do Minho), especializada na área de Engenharia Clínica. Como recém-formada, nestes últimos meses encontrava-me à procura do primeiro emprego mas não quis estar parada enquanto esse dia não chegava, apostando assim na minha formação pessoal e profissional. Conheci a TecMinho durante os cinco anos do meu curso universitário e sempre ouvi comentários positivos relativamente à prestação dos seus serviços. Assim, decidi informar-me no website acerca dos seus cursos/formações, para encontrar algum(s) que colmatasse(m) a minha formação académica; a prestação de serviços de qualidade tem cada vez mais impacto em âmbito hospitalar, pelo que optei por escolher os cursos de "Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade" e "Auditorias Internas aos Sistemas de Gestão", que podem ser facilmente transpostos para a prática clínica e/ou laboratorial (a minha área de ação). O dinamismo das formações e os amplos conhecimentos mostrados pelo formador tornaram-nas ainda mais enriquecedoras, pelo que posso afirmar que foram uma mais-valia para o meu percurso. Passados cerca de cinco meses como desempregada, finalmente encontrei o meu primeiro emprego! E tudo vai mudar: é no estrangeiro, na minha área de formação e onde vou puder aplicar os conhecimentos adquiridos nas formações da TecMinho. Decerto, a presença destas formações no meu Curriculum Vitae (CV) terá contribuído para o conseguir. A prova disso é que os próprios empregadores com quem contactei focaram a sua presença, o que associado à minha formação académica me deu algumas vantagens que, de outra forma, não teria. Em suma, e num mercado onde a frase "infelizmente não a seleccionamos por não ter experiência profissional" é recorrente, acredito que um investimento sensato em formação nunca é demais e posso dizer por experiência própria que valeram, valem e valerão a pena!

Mariana Xavier
"Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade" e "Auditorias Internas aos Sistemas de Gestão"

Testemunho de participante NA FORMAÇÃO DE MARKETING DIGITAL 2 BUSINESS

!!!!.jpgA formação Marketing Digital 2 Business que estou a realizar na TecMinho tem sido uma ótima experiência, o formador Vasco Marques é um excelente profissional neste setor.
Através da formação de Vídeo Marketing, realizei pela primeira vez o meu Vídeo CV e tenho recorrido a esta ferramenta para a procura de emprego, e os resultados são notórios, pois desde essa data tenho sido convocada para várias entrevistas de emprego.
O módulo de Wordpress foi muito importante, pois aprendi a desenvolver websites nesta ferramenta, e estou a desenvolver um website no setor do ambiente.
Por fim, penso que frequentar todo o ciclo de formação é essencial, pois todos os módulos se complementam e permitem uma aquisição completa sobre o marketing digital. ​​​ 
  
Marlene Pereira
 Formação de Marketing Digital 2 Business