Zélia Maia é o nome da designer que criou a coleção de sapatos Volutas e que se tornou finalista da edição 2015 do IdeaLab, Laboratório de Ideias de Negócio promovido, anualmente, pela TecMinho.

A ideia partiu da experiência profissional de Zélia numa empresa de instrumentos musicais onde desenhava guitarras. A criativa admirava as volutas em caracol das guitarras portuguesas e lembrou-se, uns anos mais tarde, de as transpor para um sapato. Segundo Zélia, “a ideia surgiu de um acumular de conhecimentos da minha experiência profissional e académica porque, ao tirar uma formação na Academia de Design e Calçado, em Felgueiras, para saber mais sobre sapatos, trouxe as valências que tinha adquirido na empresa de instrumentos musicais e juntei, ou seja, foi um acumular de conhecimentos postos em prática”. 

Nasceu assim a Volutas, uma inovadora linha de calçado, com tacão de madeira entalhada em espiral e gáspea fabricada em tecidos funcionais, que pretende representar o fado e as tradições portuguesas. “A Volutas está alicerçada em quatro dimensões que se cruzam e complementam: o Fado, como elemento central da identidade lusa; a talha de madeira feita à mão por artesãos, que faz parte da história e cultura; a aplicação de têxteis técnicos e funcionais, indústria em que Portugal dá cartas em todo o mundo; e o reconhecimento internacional do calçado e têxteis portugueses”, conta a designer.
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Zélia está atualmente a concluir a dissertação em calçado no Mestrado em Design e Marketing da Universidade do Minho, curso que escolheu uma vez que queria aprofundar os seus conhecimentos em marketing e em materiais, sobretudo os têxteis. Para a mestranda, ser aluna da Universidade do Minho é um motivo de orgulho, não só porque a considera umas das instituições de ensino mais prestigiadas, mas também porque “a sua envolvência é tão grande e a tantos níveis que não a vejo apenas como um local onde há aulas e se tira um curso. A Universidade do Minho dá-nos muito mais do que a teoria, dá-nos o acesso à prática, ou seja, além de um ensino de qualidade, ajuda-nos a crescer como pessoa. Temos o exemplo da TecMinho e do LiftOff (Gabinete do Empreendedor) que representam um mundo de oportunidades que só não aproveita quem não quer”.

Neste contexto, a futura empresária sublinhou a importância do apoio do IdeaLab em todo o desenvolvimento do seu projeto: “Foi muito importante porque me permitiu conhecer o mercado, transformar a ideia num modelo de negócio e todas as fases envolventes para isso, ou seja, fazer o plano de negócio. Foi um processo de cerca de 4 meses de formação intensiva, worshops temáticos e acompanhamento por um business coach que nos orientava no principal que é manter foco”. 

Neste momento, a designer está no processo de construção da marca que se chamará Zélia Maia. O lançamento da primeira coleção está previsto para Setembro e será composto por seis modelos diferentes que estão a ser produzidos em S. João da Madeira, de forma totalmente artesanal.  

Trata-se de um sapatos adequados a passadeiras vermelhas e ocasiões muito especiais, cujo valor rondará os 800 euros. “As mulheres reconhecem que não é um sapato para o dia-a-dia. Há pessoas que estranham à primeira vista por ser um conceito fora do normal, mas depois, explicando a sua inspiração na cultura nacional, há uma parte emotiva que as faz olhar para o sapato de forma diferente e reconhecer as nossas tradições”, explica Zélia.

A primeira criação da Volutas tem como embaixadora a jovem fadista Mara Pedro que os tem divulgado pelos palcos nacionais e internacionais. Para Mara, a criativa desenhou uns sapatos personalizados, valência que a futura empresária quer desenvolver, como forma de satisfazer em pleno as necessidades do cliente.

A internacionalização é um dos objetivos de Zélia Maia que tem recebido bastantes reações positivas em feiras no estrangeiro, sobretudo do mercado japonês, escandinavo e de alguns países do médio oriente que, segundo a própria, valorizam os produtos exclusivos e diferentes do habitual. "O meu intuito é internacionalizar a coleção e conseguir levar a sua carga emocional para outros mercados, isto é, dar a conhecer, através do sapato, a nossa historia além-fronteiras", conta a empreendedora.

Depois de lançar a Volutas, Zélia pretende chegar a um público mais vasto, criando uma linha mais comercial e acessível. Para já, os sapatos podem ser encomendados através do site www.volutas.pt. e, futuramente, na loja online em: www.zeliamaia.com

* Artigo da rubrica Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo da News​​letter Nós Alumni, desenvolvido em parceria com a TecMinho ​​

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