O programa de Ensino a Distância surge como resultado da estratégia de alargamento da oferta educativa da Universidade do Minho a novas tipologias e novos públicos. A crescente e global necessidade dos profissionais enriquecerem e atualizarem os seus conhecimentos é um processo inevitável ao qual a UMinho quer estar associada. Este programa representa assim um avanço na abertura da instituição à sociedade, respondendo a desafios que são exigentes, mas que representam também grandes oportunidades. 

Filipe Vaz, Pró-Reitor para os Novos Projetos de Ensino e responsável por este programa, explica que “cada vez mais os profissionais sentem a necessidade de formação contínua, de atualização e complemento do seu conhecimento. Por outro lado é cada vez mais claro que a empregabilidade para a vida não é mais uma garantia e, mais uma vez, a necessidade de atualização de formação. Para além disso, a falta de qualificação nas faixas etárias mais velhas e depois a generalização do uso das novas ferramentas informáticas que estão cada vez mais na ordem do dia. Estes desafios levam a uma oportunidade que a universidade quis aproveitar e fomentar.”
ED.png
O Ensino a Distância é constituído por cursos online que não conferem grau e têm por objetivo proporcionar educação e formação para todos, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida. Tratam-se de cursos modulares e flexíveis que procuram promover a aquisição de novos saberes e a atualização de conhecimentos por parte de pessoas adultas não integradas em cursos formais, disponibilizando soluções e aprendizagens significativas. Todos os cursos são objeto de creditação pela UMinho, tendo como referência o European Credits Transfer System (ECTS), sendo que a sua frequência e aprovação pode permitir ao estudante a creditação da formação, após a admissão a ciclos de estudos oferecidos pela UMinho.

Os cursos têm uma duração curta, entre 4 a 8 semanas, e são focados em necessidades identificadas e voltados para profissionais que necessitam de uma formação técnica especializada. O Pró-Reitor adianta que “neste momento temos 7 cursos já aprovados em comissão pedagógica do Senado. Destes, o curso «Contactologia Avançada e Superfície Ocular» está, neste momento, a decorrer. Em outubro deste ano, iremos ter os cursos de «Análise Estatística de Dados», «Supervisão Pedagógica e Desenvolvimento Profissional de Educadores e Professores» e o curso de «Avaliação e Intervenção Clínica com Crianças e Adolescentes». Até final do ano de 2015, estamos a contar que os cursos de «Cibercrime: Perspetivas Jurídicas I e II» e o curso de «Geoparques» ​iniciem.” 

O primeiro curso online designado “Contactologia Avançada e Superfície Ocular” já arrancou no princípio do mês de maio, sob coordenação de José González-Méijome, professor da Escola de Ciências da UMinho e um dos principais especialistas da área no país. Estão inscritos cerca de 60 profissionais de Norte a Sul de Portugal Continental, Madeira, Cabo Verde e Andorra. Esta formação pretende ir ao encontro das necessidades no âmbito da adaptação de lentes de contacto que utilizam materiais e desenhos óticos avançados, orientados nomeadamente para a sua aplicação na compensação da presbiopia, utilização terapêutica pós-cirurgia, compensação ótica e proteção fisiológica da superfície ocular em casos de patologias oculares. O curso é creditado pela APLO – Associação de Profissionais Licenciados de Optometria.

No que diz respeito às ferramentas e conteúdos educativos disponibilizados nos cursos, Filipe Vaz sublinha que “o sistema de comunicação é diversificado e permite o desenvolvimento de partilha de experiências e conhecimentos e a criação de um clima favorável e facilitador da aprendizagem. Os e-conteúdos são disponibilizados em suportes diversificados e são desenhados e concebidos considerando a interação entre professor e estudante sempre presentes, potenciando um nível de motivação adequado às aprendizagens a realizar.” A ferramenta principal do estudante do Ensino a Distância é a “blackboard”, plataforma constituída por conteúdos educativos em formatos variados: pdf’s, artigos científicos, vídeos demonstrativos, animações, e-books, fóruns de discussão, chats, etc. Os cursos preveem também a existência de interação síncrona ou assíncrona (chat, videoconferência, fórum, blog, wiki, etc.). A plataforma responde a normas internacionais, tal como a norma SCORM, estando os elementos dispostos de acordo com os princípios da ergonomia cognitiva, que permitem a adaptação a pessoas com necessidades especiais. 

Em relação à avaliação dos estudantes, o Pró-Reitor esclarece que “terá várias componentes, sendo preferencialmente realizada numa perspetiva de avaliação contínua. O aluno será sujeito a uma avaliação do seu percurso de aprendizagem de acordo com os critérios definidos para cada curso. A aprovação nestes cursos pressupõe a frequência efetiva nas atividades propostas e na avaliação final que será objeto de exame presencial, não necessariamente na UMinho, podendo recorrer-se a várias colaborações Institucionais que mantemos, sempre que tal se justifique.”

Os cursos online têm tido uma adesão interna muito significativa por parte dos docentes que estão a prestar a sua competência a este projeto e também do tecido económico produtivo. O primeiro curso, “Contactologia Avançada e Superfície Ocular”, foi muito articulado com empresas do setor que adquiriram cursos para os seus trabalhadores, espera-se que as formações futuras fomentem também este tipo de relação.

Neste momento existem três valores para os cursos disponibilizados: 250, 350 e 450 euros. O Pró-Reitor adianta que “o curso de educação, que vai agora ser lançado em Outubro, está previsto ter um custo de 250€, assim como o de Estatística. De 450€, há um conjunto de cinco cursos, na área de saúde, que vão iniciar agora a formação e, portanto, vão ser oferecidos previsivelmente no próximo ano.” Estão previstos um curso da responsabilidade da Escola de Ciências da Saúde, um curso da Escola de Engenharia (na área de engenharia de tecidos) e ainda três cursos da Escola Superior de Enfermagem.

Nesta fase piloto, os cursos são em português mas, num futuro próximo, estarão disponíveis noutros idiomas, nomeadamente na língua inglesa. Ainda sobre os planos de expansão para o programa a seu cargo, Filipe Vaz salienta que “gostaria que o Ensino a Distância se tornasse um grande projeto, onde a sociedade reconhecesse a importância e a necessidade. Para isso temos um longo caminho a percorrer, tendo sempre como objetivo fundamental o de responder às necessidades da sociedade”. Para além do conjunto de cursos a disponibilizar ainda este ano, espera-se que até ao final de 2016 estejam em funcionamento dezenas destas formações a distância. 

Ensino a Distancia 2.png

Mais informações: http://cursosonline.uminho.pt
E-mail: ensinoadistancia@gae.uminho.pt
Telefone: +351 253601444